Internet torna-se principal canal de operações bancárias

Bancos - Internet - Celular

Foto por Michel Wagner (http://www.sxc.hu/profile/GraphiDe)

Resumo

Em pesquisa divulgada pela FEBRABAN sobre os números do setor bancário no Brasil em 2011, a internet tornou-se o principal canal para transações bancárias com 24% do total de transações realizadas no ano.

Ainda segundo a pesquisa, o mobile banking, ou as transações bancárias realizadas através de celulares e tablets, apresentou um crescimento exponencial no ano passado. Segundo estimativas da FEBRABAN, os canais móveis ultrapassariam o acesso via internet “fixa” em 5 a 7 anos.

Pontos Positivos

O uso da internet para realizar transações bancárias traz agilidade para o serviço bancário, reduzindo a pressão sobre as filas, enquanto que o acesso móvel a serviços bancários traz versatilidade ao processo como um todo. Os maiores beneficiados são os clientes, que podem contar com serviços mais rápidos e menos burocráticos.

Pontos negativos

Apesar dos altos investimentos dos bancos para garantir sua presença nesses canais (internet e mobile), a maior utilização dos mesmos pelos clientes representa uma possibilidade de redução de custos para os bancos. Seria importante que houvesse reduções nas tarifas para os clientes na mesma medida em que os bancos economizam com agências.

Opinião

Caberá a clientes perceberem quais bancos oferecem serviços via internet e via celular, e avaliarem que preço estarão dispostos a pagar por essas comodidades.

Fonte

Anúncios